Alergias
O Sistema permite o controle/crítica para medicamentos prescritos que possam causar reações alérgicas ao paciente. Para este fim é disponibilizada uma tela que possibilita a indicação dos princípios ativos (substâncias) que causam alergias ao paciente. Esta informação é comunicada pelo paciente ou identificada durante o tratamento do mesmo.
Registrando as Alergias do Paciente
Ao abrir o prontuário do paciente o tópico ALÉRGICO é apresentado com o status: NÃO INFORMADA. O Profissional Médico deverá, então, acessar o botão ALERGIA e informar as substâncias, alimentos ou materiais mencionados pelo paciente como causadores de alergias, conforme apresentado na figura abaixo:
O Profissional poderá escolher entre o SAL (substância) ou o "nome comercial" do medicamento. Ao escolher o Nome Comercial o sistema listará para o campo destinado à ALERGIA todos os princípios ativos vinculados ao Medicamento escolhido.
O usuário poderá também informar o respectivo COMPLEMENTO, ou seja, as observações pertinentes à alergia, conforme apresentado na figura abaixo:
Também será possível informar outros tipos de itens que causam alergias ao paciente, tais como: alimentos, corantes e etc., acessando a tela correspondente, conforme apresentado na figura abaixo:
Após informa as alergias, clicar no botão abaixo para gravar as informações.
Com a(s) alergia(s) registrada(s), ao acessar a tela de PRESCRIÇÃO do paciente, o Sistema apresentará a informação: PACIENTE ALEGA TER ALERGIA, conforme apresentado na figura abaixo
Registrando que o paciente NEGOU ou NÃO SABE se possui alergias
Caso o paciente negue, não saiba informar alergias, o Profissional Médico deverá informar esta negativa, conforme apresentado nas figuras abaixo:
Ao acessar a tela de PRESCRIÇÃO o Sistema apresentará a seguinte informação: PACIENTE ALEGA NÃO TER ALERGIA, conforme apresentado na figura abaixo:
Informada a(s) alergia(s) ou indicada a negativa, o Sistema apresentará, no menu principal, o tópico ALÉRGICO com as seguintes informações: SIM ou NEGOU, conforme apresentado nas figuras abaixo:
Obs.: A indicação “ALERGIA NÃO INFORMADA” é uma falha no processo, ou seja, o usuário deixou de cumprir o processo correto de aferição.
Ao clicar na informação SIM ou no botão ALERGIA, o Sistema abrirá a tela de consulta, conforme apresentado na figura abaixo:
As alergias também serão evidenciadas no relatório impresso da prescrição, conforme apresentado na figura abaixo:
Quando o Profissional Médico prescrever algum medicamento que possua o SAL (substância) indicado como a figura abaixo:
alérgico ao paciente, o Sistema apresentará o ícone no grid de seleção dos itens como alerta desta alergia, conforme apresentado na figura abaixo:
Ao escolher um dos medicamentos que podem provocar alergia ao paciente o Sistema apresentará uma tela com a crítica do medicamento, conforme apresentado na figura abaixo:
Os BOTÕES apresentados na tela têm o seguinte significado:
- O médico substituirá o medicamento prescrito por um outro medicamento que não cause alergia:
- É a indicação do Profissional Médico de que ele deseja manter sua conduta com relação ao medicamento prescrito mesmo sabendo que o medicamento provoca reação alérgica bem como a definição de que nenhum dos medicamentos apresentados como possível substituição atendem aos critérios necessários para o cuidado com o paciente. Se o Profissional Médico optar por esta opção, o sistema solicitará o preenchimento da justificativa, conforme apresentado na figura abaixo:
Quando a justificativa for confirmada, o Sistema habilitará os campos complementares para as informações referentes à dose, unidade de dose e demais informações para a inclusão do item na prescrição. O medicamento que possuir um SAL (substância) para o qual o paciente é alérgico, será apresentado com o ícone abaixo:
em destaque, conforme apresentado na figura abaixo: